Mente Empresarial- Eles Não te Ensinaram Isso na Escola| Avanço Progressivo

Ter uma mente empresarial é o que pode te levar de qualquer situação ao sucesso absoluto.

Neste artigo, vou te ensinar tudo aquilo o que não lhe ensinaram nas escolas, sejam elas públicas ou particulares, o objetivo deles é sempre o mesmo, tornar você um excelente funcionário de alguma grande empresa, e o mais engraçado é que a grande massa acaba se conformando com somente um bom emprego e um salário estável.

 

E é a partir daí que iniciaremos nossa jornada de entendimento de diversos fatores que a sociedade não quer que você saiba, afinal, eles precisam de mão de obra não é mesmo?

mente empresarial

 

Quero lhe fazer uma breve pergunta, e  é essa pergunta que definirá se esse artigo é ou não pra você, está preparado?

Você está disposto a passar toda a sua vida lutando pelos sonhos de outra pessoa que provavelmente não te dará o devido valor?

É isso o que definirá se você deve continuar lendo esse artigo ou se você deve dar meia volta, ligar a TV e relaxar assistindo Big-Brother enquanto se prepara para mais uma jornada de trabalho, onde estará sendo submisso a outra pessoa.

 

Se sua resposta foi sim, recomendo que feche esta página, pois esse artigo não é para você e sinceramente, eu odeio fazer as pessoas perderem tempo, pois o tempo é aquilo que eu mais valorizo na minha vida.

 

Agora se sua resposta foi não, seja bem vindo, pois isso significa que você é uma pessoa que não adere a conformidade e a falsa ideia de estabilidade, que falarei logo a seguir, esse artigo lhe trará uma visão totalmente diferente de tudo aquilo que você já viu antes, fique certo disso!

A Falsa Estabilidade.

falsa estabilidade

A maioria das pessoas optam por aderir a um emprego tudo por conta de um único fator determinante, que é a situação de estabilidade que um emprego proporciona, que é a ideia de ter um emprego fixo, com um salário garantido, onde poderia sustentar a família e não se preocupar se o resultado é bom ou ruim, fora o fato de que isso é reforçado com toneladas de “direitos trabalhistas” que passam de maneira muito forte a imagem de estabilidade.

 

Porém, qualquer um que tenha uma boa mente empresarial compreende que isso tudo não passa de uma ilusão, e que estar empregado é algo muito menos estável do que ter um negócio próprio, e logo a seguir eu vou explicar o porque disso!

 

A realidade é muito clara e bastante simples de compreender, certamente isso é algo completamente despercebido pelos olhos da maioria, mas a única forma de conseguir dinheiro é vendendo, e quando você decide trabalhar em uma empresa, você está vendendo o seu bem mais valioso, que é o seu tempo, em troca de um salário.

 

Porém é ai que entramos no nosso assunto principal com relação a estabilidade financeira, pois assim como um empregado vende o seu tempo a um empresário, o empresário vende produtos ou serviços para os clientes.

Segundo a lógica, isso significa que o empresário é o cliente do empregado, e lhe compra o tempo, e essa é uma questão importante que poucas pessoas observa, o empregado tem apenas um único cliente, de quem depende toda a sua renda, enquanto que o empresário tem diversos clientes e se perder um ou dois, ele não ficará de forma alguma sem faturamento.

Outro Fato Sobre a Falsa Estabilidade.

 

Compreender isso é o primeiro ponto para abandonar a falsa ideia de estabilidade gerada por um emprego, porém, existe outro fator bastante interessante a se considerar, que é o fato de uma possível falência.

Muitas pessoas tem medo de iniciar um negócio próprio e acabar indo a falência com sua empresa, e por isso consideram mais estável ter um emprego, porém, o que elas não observam é que a empresa que estão trabalhando também tem riscos de falir, o que faz com que a estabilidade seja muito menor em um emprego do que sendo o proprietário de uma empresa.

 

Quando trabalhamos para alguém, temos dois riscos, o de perder o emprego, e o risco de a empresa falir, enquanto um empresário corre apenas o risco da empresa falir, pois ninguém poderá demiti-lo.

A Criatividade da Mente Empresarial.

Criatividade

A grande maioria das pessoas que não vivenciam a situação cotidiana dos empresários, acabam enxergando eles de certa forma como super-heróis ou gênios que conseguiram ter uma ideia brilhante a respeito de alguma área do mercado, e que ao executar ela, por sorte obteve o sucesso.

 

Posso lhe garantir que isso é apenas uma visão distorcida do que realmente é a mente empresarial, pois a grande maioria dos empresários ricos que vemos por ai, não tiveram necessidade de nada disso para crescer, claro que por ai vemos um gênio ou outro, mas a grande maioria apenas conseguiu compreender alguns conceitos que estão passando despercebidos pela linha de visão da grande maioria.

O primeiro ponto a se compreender, que é usado pela grande maioria dos empresários é o fato de que a criatividade não é algo tão necessário, e nem mesmo ser um desbravador de novos mercados e invenções que outras pessoas  ainda nem imaginaram também não é uma necessidade e não passa nem perto disso.

 

O que a maioria deles faz é basicamente observar o mundo ao seu redor, buscar uma ideia, e ver se alguém já teve sucesso com isso, e basicamente colocar em prática.

Não são todos que criam coisas inovadoras para ter sucesso, a verdade é que essa é uma pequena minoria.

 

Então, certamente se tenho algo a lhe dizer é que você não precisa ser um gênio inovador, tudo o que você precisa é analisar as oportunidades e trabalhar com inteligência e integridade para executar o seu projeto e ele certamente irá pra frente.

Você Deve Construir Uma Máquina!

Máquina empresarial

Isso é algo que está incrivelmente claro na mente empresarial, se quiser ter um negócio de sucesso, você deve construir uma máquina, porém não estou falando de uma máquina comum, daquelas que vemos por ai com engrenagens de ferro, alavancas e botões.

A Máquina que você deve construir basicamente se resume a um sistema de prestação de serviços que funciona de maneira automática e não precisa de que você esteja dedicando o seu tempo para que o serviço seja prestado.

 

Muitas pessoas tem a ideia de que a partir do momento que se tem um negócio próprio o indivíduo passa automaticamente a ser um empresário, e isso não é uma verdade, pois existem diversos tipos de negócios e existem 4 categorias que podem definir um indivíduo atuando no mercado, vou falar a seguir dos 4 tipos de indivíduos possíveis que podem atuar no mercado, onde dois deles ganham menos dinheiro e trabalham mais, e os outros dois tipos ganham muito mais dinheiro e trabalham incrivelmente menos.

Primeiro Tipo- Empregado

O empregado nada mais é do que o indivíduo que trabalha para uma empresa e vende o seu tempo em troca de um salário, na grande maioria dos casos esse tipo de pessoa tem um salário incrivelmente baixo, assim como também sua capacitação.

É o tipo mais comum de indivíduo dentro do mercado, e constitui a classe operária, que na grande maioria recebe apenas um salário mínimo e têm cargas de trabalho altíssimas.

 

Devo lembrar que não é desonra alguma estar nessa classe, porém é uma tendência de mercado que os operários tenham seus trabalhos desvalorizados, pelo simples fato de que o valor que fornecem a sociedade como um todo também é muito menor, ainda que o trabalho seja muito maior.

Segundo Tipo- Autônomos

Os autônomos se encaixam em uma segunda classe, que na grande maioria das vezes é confundida com os empresários, mas a realidade é que existe uma enorme diferença entre eles, e essa diferença é crucial quando analisamos as maneiras de trabalho e um ponto de vista mais focado na mente empresarial.

 

Ainda que o autônomo possa ter uma empresa ou um negócio registrado, ele continua vendendo o tempo, e ainda que seja um pouco melhor remunerado, ele tem que trabalhar muito para conseguir ter uma renda razoável.

 

Alguns exemplos de autônomos são os advogados, dentistas, veterinários e médicos, que tem um consultório que depende do trabalho deles para funcionar.

Terceiro Tipo- Empresários

Aqui entramos no terceiro tipo de indivíduo dentro de do mercado, acredito que já tenha percebido que acima falei dos dois tipos de indivíduos que são mais desvalorizados e menos bem remunerados, então, seguindo a lógica, os empresários se encaixam no primeiro tipo de indivíduos que são bem valorizados e podem ganhar grandes quantias de dinheiro.

 

Aqui eu quero esclarecer a diferença crucial entre um empresário e um autônomo, que é basicamente o fato de que o empresário, ainda que tenha uma empresa e esteja constantemente prestando um serviço para a sociedade, ele não precisa vender o tempo para trabalhar, pois ele constrói o que eu costumo chamar de máquina empresarial.

 

Basicamente, essa tipo de pessoa possui a habilidade de reunir uma equipe e contratar serviços para desempenhar diversas funções, e com base nisso obter lucro pelos serviços prestados, sem que seja necessário a sua presença para que o serviço seja feito.

Seja com uma linha de produção, com a prestação de algum serviço ou qualquer coisa relacionada, um empresário sempre tem uma estrutura de geração de valor que desempenha todo o trabalho de maneira automática, e então tudo o que ele precisa fazer é administrar isso para que tudo corra bem.

 

Não é necessário nenhum tipo de genialidade ou até mesmo formação exclusiva para se tornar um empresário, pois diferente dos autônomos, o funcionamento do negócio não depende da presença do empresário, costumo dizer que os autônomos são as pessoas mais instruídas academicamente de toda a população.

Quarto Tipo- Investidores

Esses são os que fazem parte dos indivíduos mais ricos de toda a sociedade, podemos considerar tudo isso como uma escada, onde os investidores vêm primeiro, os empresários em seguida, depois os autônomos e por último os empregados.

Os investidores investem nas empresas, que contratam serviços de empregados e autônomos, enquanto que os autônomos em alguns casos contratam também os empregados, como secretárias e etc.

 

Os investidores basicamente praticam a especulação sobre o mercado, fazendo isso de maneira inteligente, um investidor vê o seu dinheiro se multiplicar na frente dele, investindo nos mercados de ações, e em outras áreas da economia, necessitam de grande conhecimento sobre o mercado e também estão diretamente ligados nas grandes empresas que participam do mercado de ações.

Mente Empresarial- Entendendo Valores.

o valor do dinheiro

Uma questão absurdamente importante para se desenvolver uma mente empresarial de sucesso é a forma com que um empresário enxerga as grandezas financeiras, e isso é algo muito interessante, pois poucas pessoas sabem que a maneira com que um empresário enxerga o dinheiro é totalmente diferente da maneira com que um empregado faz isso.

 

Os empresários tem a tendência de ver o dinheiro como algo extremamente multiplicável e abundante, enquanto que um empregado enxerga o dinheiro como um recurso que pode lhe garantir o básico para sobreviver ou como muitos dizem “ter uma vida razoável”.

 

Tendo essa mentalidade, os empregados nem ao menos tentam desenvolver soluções para aumentar seu patrimônio, pois na grande maioria dos casos o dinheiro na visão operária é apenas uma solução imediatista, enquanto que os empresários de sucesso costumam ter uma visão a longo prazo a respeito do dinheiro.

 

Então, mesmo que saindo do absoluto zero, uma pessoa que tem a mente empresarial procura soluções em qualquer área que seja para construir a máquina empresarial e com isso faturar, expandir e faturar ainda mais..

Mente Empresarial- Resolvendo Problemas.

empresários solucionam problemas

É aqui que entra um segundo fator importantíssimo, que é o que separa os que terão uma renda maior daqueles que serão desvalorizados no mercado.

Empresários sempre procuram resolver problemas, e isso é algo pouco observado.

 

Muitas pessoas reclamam que a crise está acabando com os seus empregos, que a situação está ruim, e isso ocorre em grande parte da população, reclamam da alta de preços, do desemprego, da escassez do que quer que seja.

Enquanto isso, aqueles que tem uma mente empresarial enxergam isso como uma oportunidade de alavancar um negócio de sucesso, e de ir cada vez mais para cima.

 

Basicamente o que um empresário de sucesso faz, é identificar um problema ou necessidade, e criar uma estrutura para atender essa demanda, o que nos leva ao principal conceito de mercado, que acredito firmemente que você já deve ter ouvido por aí, que é a lei da “oferta e demanda”.

 

A questão que eu quero trazer, é que em épocas de crise, ou em casos de problemas ou tensões, um empresário tem uma oportunidade, de sair da zona de conforto e resolver um problema que antes não existia.

E quando ele faz isso, ele é remunerado por esse valor que ele gera, ainda que não tenha que trabalhar muito para isso.

Enquanto que os empregados, na maioria dos casos, odeiam fazer isso, a maioria costuma trabalhar pesado, sem precisar pensar e nem resolver problemas, chegar em casa e relaxar, nada mais gratificante depois de um dia de trabalho.

 

Se você quer de fato conquistar uma poderosa mente empresarial, você precisa ter em mente que observar, buscar e resolver problemas será fundamental, e muito provavelmente lhe trará um grande resultado se executar tal tarefa com maestria.

Mente Empresarial- Empresários Pensam Antes de Agir.

pense antes de agir

Executar projetos e construir máquinas empresariais não é a única categoria de uma mente empresarial, a realidade é que os empresários pensam, e pensam muito antes de agir, porém, é claro, são pessoas de grande atitude, e não deixam o medo tomar conta e impedir um projeto de ser concretizado.

 

Você deve ser sim uma pessoa de atitude, tomar a ação quando tiver uma boa ideia, mas a questão que quero levantar é que de nada adianta tomar a atitude e criar uma máquina empresarial, se a sua máquina é uma máquina de ordenhar vacas em uma cidade de pessoas com intolerância a lactose.

Deve ser algo planejado, passo a passo com inteligência e metas a serem atingidas.

Estruture o seu plano e parta pra cima dos seus objetivos, é assim que os empresários pensam.

 

Sinceramente, já vi muitos negócios que faliram em pouquíssimo tempo, unicamente por não estruturarem um bom plano antes da execução, seja por falta de um bom plano de vendas, falta de demanda onde criaram a oferta e assim por diante.

Mente Empresarial- Empresários Mantém o Foco.

empresários mantém o foco

Essa é uma área muito pouco explorada, que em grande parte das vezes é o principal motivo pelo sucesso dos empresários, que é a capacidade de manter o foco na hora de executarem um plano.

Esse é um ponto crucial, muitas vezes, senão em quase todas elas, os resultados acabam demorando, e pessoas que não possuem uma mentalidade preparada para isso acabam desistindo logo nos primeiros problemas.

 

Como eu já disse antes nesse mesmo artigo, empresários adoram resolver problemas, e se na hora de iniciar um negócio, houverem problemas, eles não se desesperam e muito menos desistem tão fácil.

É claro que também estão sujeitos a ter problemas, seja com poucas vendas, pouco tráfego no negócio, pouco lucro, ou até mesmo muitas dívidas, mas não é isso o que poderá abalar um empresário, pelo contrário, um bom empresário tende a enxergar isso como um acontecimento motivador, onde ele tem a possibilidade de se esforçar e executar suas capacidades de resolver problemas com maestria.

 

Entender que as coisas não são tão fáceis como parecem na maioria das vezes, é um grande detalhe que se for esquecido, pode trazer a desistência.

Mente Empresarial- Empresários tem um Objetivo Maior.

objetivo grandioso

Porque você levanta todos os dias?

Essa pode parecer uma pergunta boba se analisarmos ela no sentido literal, porém, quando paramos para ter uma compreensão maior daquilo que fazemos as coisas se tornam muito diferentes, e ao dizer que um empresário tem o talento para manter a consistência, é uma verdade dupla, pois me baseio no preceito de que qualquer indivíduo é um empresário em potencial.

Entendendo isso, é necessário saber que ao iniciar um projeto, para que ele seja bem sucedido, será necessário certa constância, e é algo natural do ser humano declinar em suas ideias por questões de hábitos, então isso significa que requer certo esforço para nós nos mantermos constantes em nossas metas, e a questão que se mantém é a seguinte:

O que te faz levantar cedo e executar um projeto todos os dias até que ele se conclua?

Entenda que, apenas o dinheiro é um objetivo fraco demais para que o foco aconteça, isso é um motivo comum para um empregado, porém, se você quer ganhar mais do que um empregado, é necessário ter um objetivo maior do que apenas conquistar uma boa condição financeira, é necessário paixão naquilo que você faz, e uma grande determinação em gerar valor para a sociedade.

Quanto maior é o seu motivo, maior serão suas realizações, e um empreendedor tem isso bem claro na mente, e isso é o que o move, assim como o conhecimento de que objetivos grandiosos são possíveis para qualquer pessoa.

Mente Empresarial- Empresários Gostam de Vender.

mentalidade de vendas

Entenda que nesse caso, falo de vendas como algo mais objetivo, e não como a situação em que o indivíduo vende e nem ao menos sabe disso, a verdade é que empresários têm a incrível noção de discernimento de que vender é algo importante para levar a empresa a um nível maior, assim como também a uma mudança na sociedade maior.

 

De nada vale um objetivo grandioso e bem executado se ele não puder se espalhar pela sociedade e transformar a vida de outras pessoas, e a melhor maneira de um empresário ter condições de trazer essa transformação para a sociedade é através das vendas.

 

É uma coisa totalmente natural do ser humano a necessidade do sentimento de resultados, então, ainda que este seja uma pessoa extremamente generosa e caridosa, se todo seu trabalho não lhe trouxer benefício algum, dificilmente o empresário será motivado a continuar.

 

Então, compreendendo isso com uma mentalidade de abundância, generosidade e geração de valor, o empresário poderá trazer o seu sonho de um mundo melhor até a sociedade de maneira concreta, é importante que você pare para observar isso para que possa entender o quanto isso é importante.

Grandes empresários já passaram por esse mundo, trazendo grandes maravilhas que mudaram completamente a nossa vida cotidiana, e isso só pode se concretizar graças a capacidade de vender.

 

Uma ideia, um produto, uma marca, de nada valem se não forem vendidas, a venda é o que traz ao mundo uma nova realidade de prosperidade e concretude, pare para pensar como seria sua vida nesse exato momento se não existissem nem um desses produtos que estão ao seu redor!

Pois acredite, eles só existem por causa das vendas e de nada mais.

Empresários não Precisam Estar Prontos!

é importante iniciar

Por mais que se planejem, pensem em novas ideias e queiram de fato trazer a inovação, toda grande empresa começou de um ponto de inércia, onde seus proprietários na grande maioria das vezes não estavam prontos, seja mentalmente ou financeiramente para a execução desses projetos.

Porém, mesmo não estando prontos eles tomaram o controle da situação e deram início a suas jornadas empreendedoras e colocaram seus projetos em execução, fazendo com que o mundo mudasse para melhor graças as suas criações.

 

Isso muito provavelmente também vai acontecer com você, então, esteja preparado para iniciar seus projetos ainda que não esteja pronto para eles.

A transformação vem da ação e não da ideia, a ideia é apenas o ponto de partida, ponto esse que certamente é necessário, porém inútil sem a presença da execução, que na maioria das vezes ocorre por pessoas que não estão prontas, mas tem a coragem de agir, arriscas e executar com toda a dedicação.

 

É importante ressaltar que algo que está sempre muito presente na mente do empreendedor é a ideia do aprimoramento, que é basicamente algo que começa básico e visa sempre atingir a perfeição baseada na experiência do consumidor, que muitas vezes se torna mais exigente, porém melhor pagador, ou seja, ele pagará cada vez mais caro pelo seu aprimoramento, mas para que algo seja aprimorado, antes é necessário que o mesmo seja executado.

Mente Empresarial- Empresários Valorizam a Riqueza.

valorizar o dinheiro

Outro ponto que vale ressaltar, seja em um empresário ou em qualquer pessoa que ganhe muito dinheiro, é o fato de que essas pessoas valorizam a riqueza e nunca a menosprezam.

O que acontece de maneira completamente diferente com as pessoas que ainda são pobres.

 

É necessário entender o valor do dinheiro, as coisas que ele é capaz de comprar, e nunca menosprezar o dinheiro ou a própria pessoa rica em si, e se pararmos para observar a maneira das pessoas se comportarem no seu dia a dia, veremos que há de fato uma grande diferença comportamental, e isso não se deve de maneira nenhuma a classe social.

 

Pessoas ricas são gratas a riqueza e enaltecem o fato de serem ricas, não existe essa mentalidade de que todo rico é desonesto, ou que todo rico só pensa em dinheiro, pelo contrário, valorizam a riqueza por entender que toda riqueza exterior se baseia na materialização da riqueza interior, e o fato de que tudo o que se manifesta em nossas vidas é consequência daquilo que manifestamos por dentro e sentimos.

 

Empresários de sucesso entendem isso e então passam a gerar valor e exteriorizar sua riqueza no mundo ao seu redor, e eles valorizam isso, então, se você quer realmente ter uma empresa de sucesso, passe a valorizar a riqueza e a geração de valor a sociedade como um todo, venha esta transformação de você ou não.

Mente Empresarial- Muito é Pouco Para o Empresário.

mentalidade empresarial de abundância

Eis aqui outro ponto importante que define a mente empresarial da mente comum, a definição de valores financeiros é completamente diferente de um empresário para uma empregado, veja como funciona!

Enquanto um empregado tem o foco em uma quantidade muito menor de dinheiro, os empresários em muitos casos costumam focar em milhões de reais, e isso não necessariamente significa que este empresário tenha mais dinheiro ou não.

 

Vamos entender essa questão um pouco mais a fundo para definir essa questão de maneira mais precisa, pois é uma das mais importantes de todo esse artigo.

Quanto vale R$ 400,00 para uma pessoa que recebe um total de R$ 800,00 por mês?

Certamente a resposta será, isso é metade do salário para essa pessoa, então certamente é muito dinheiro para ela.

 

Agora quanto vale R$ 400,00 para uma pessoa que ganha R$ 1.000.000.00 por (1 milhão de reais) por mês.

Certamente o jogo muda completamente não é mesmo? a realidade é que R$ 400,00 para essa pessoa tem um valor muito inferior, é como se fosse o valor de um café para uma pessoa que recebe R$ 800,00, ou até menos do que isso.

 

A questão é que nós recebemos por aquilo que negociamos, então enquanto estivermos negociando em centavos, estaremos recebendo proporcionalmente a isso.

E quando passamos a negociar na casa dos milhões, nosso retorno também será proporcional a isso.

 

Deixe-me fazer uma pergunta, imagine duas pessoas que no mesmo momento trabalham na mesma empresa ganhando 5 mil reais cada uma, porém, uma delas nunca ganhou mais de 5 mil por mês e a outra ganhava 5 milhões por mês, qual delas você acha que tem mais probabilidade de se tornar milionária?

Se sua resposta foi a que ganhava 5 milhões, você acertou! 

Empresários Acreditam!

Acredite em sua ideia!

Por último e não menos importante, empresários acreditam nas possibilidades, diferente das demais pessoas na sociedade, os empresários acreditam nas possibilidades e nas oportunidades que aparecem em seu caminho, e ainda mais do que isso, em muitos casos eles mesmos criam suas próprias oportunidades.

 

O fator chave nesse aspecto, é que os empresários que começaram do zero e hoje são grandes homens de sucesso, aproveitaram a caminhada até a construção de suas empresas e de seus negócios, desde o início até conquistar seus milhões e bilhões, e isso se deve ao fato de acreditarem na oportunidade e caminharem em direção ao sucesso e não a uma possível frustração.

 

As pessoas comuns tendem a iniciar um caminho com a ideia de que no final dele ficarão frustradas e encontrarão mais pobreza, isso quando não deixam até mesmo de aproveitar a oportunidade e nem ao menos tentam ou analisam a chance com medo de serem enganadas ou trapaceadas por alguém.

Elas tem o costume de viver em um mundo competitivo onde todos estão em busca de se devorar entre si, e com esse medo e falta de crença, acabam deixando todas as oportunidades escaparem para se manter na falsa estabilidade de um emprego.

 

Gostou Desse Artigo? Compartilhe e Ajude Esse Projeto a Crescer!

Para Receber Nossos Conteúdos Grátis Clique no Botão Abaixo!

Políticas de Uso do Site!

Deixe Seu Comentário

1 Comment

Leave A Response

* Denotes Required Field